Você sabe que muitos oradores confiam exageradamente em slides, mas quais são os mais dispensáveis? É aqui onde a purga começa.
Tenho ultimamente formado muitos oradores para apresentações em conferências e encontros de alto nível. Como resultado disto, passo muito tempo a dizer aos meus clientes para apagar slide após slide criando neles uma dor inconfundível. Sem mais delongas, quais afinal são os maus hábitos de apresentação que devem imediatamente ser abandonados?
- Título da sua apresentação: O título de sua apresentação está no programa; está sinalizado à entrada da sala de conferência, fora da porta, no podcast/mídia social e imprensa; no cardápio da conferência. Quando for apresentado pelo mestre de cerimónia, o título da sua apreentação sairá da boca dele. Portanto, não precisamos de vê-lo no slide também. Guarde o título para quando distribuir cópias ou publicar sua apresentação de forma independente na Web, mas não mostre o título durante a sua apresentação. É REDUNDANTE
- A sua biografia: Faça com que o apresentador o apresente e fale um pouco sobre si. Caso não tenha o mestre de cerimónias então apresente-se verbalmente; não há necessidade de slide.
- O tema de hoje: Não nos diga o que você vai falar; trata-se de uma forma antinquada de iniciar uma apresentação, típica de instrutores militares e marechais de campo. Mais uma vez, um breve esboço verbal é suficiente.
- Gráficos que ninguém consegue ler/graficos incompreensíveis: A menos que esta parte de apresentação trate sobre o quão contraproducentes gráficos excessivamente complicadas são, não inclua gráficos que façam as pessoas olhar de soslaio. As pessoas devem ver o que devem compreender. E deve ser de fácil compreensão.
- MUITO OBRIGADO: Um agradecimento é mais eficaz quando vem do coração e dos seus lábios e não do seu slide. Prepare o seu reconhecimento ao longo de toda a apresentação com bons argumentos e excelentes técnicas de apresentação em vez de este “obrigado” ser a única e última boa coisa que se possa ouvir em toda a sua apresentação.
- Mais Perguntas? Não, melhor e sem slide diria: Agora estou disponível para responder à qualquer dúvida que possa existir” Novamente, sem nenhum slide.
- O slide de parceiros: Expressar seus pontos em logotipos realmente não o torna mais claro e carregar todos os logos num único slide na verdade pouco comunica em relação a seus parceiros. Em vez disso, trabalhe-os em secções diferentes da sua apresentação.
- Slides que só existem porque você gosta de apresentar um slide por cada ideia pou ponto: Ponha um pouco de mistério e interesse na sua apresentação e prove que você não está usando os slides como placas de sinalização. Use-os apenas para os pontos mais relevantes. Se precisar parar de falar por muito tempo, insira um slide preto e fale.