Você sabe que muitos oradores confiam exageradamente em slides, mas quais são os mais dispensáveis? É aqui onde a purga começa.

Tenho ultimamente formado muitos oradores para apresentações em conferências e encontros de alto nível. Como resultado disto, passo muito tempo a dizer aos meus clientes para apagar slide após slide criando neles uma dor inconfundível. Sem mais delongas, quais afinal são os maus hábitos de apresentação que devem imediatamente ser abandonados?

  1. Título da sua apresentação: O título de sua apresentação está no programa; está sinalizado à entrada da sala de conferência, fora da porta, no podcast/mídia social e imprensa; no cardápio da conferência. Quando for apresentado pelo mestre de cerimónia, o título da sua apreentação sairá da boca dele. Portanto, não precisamos de vê-lo no slide também. Guarde o título para quando distribuir cópias ou publicar sua apresentação de forma independente na Web, mas não mostre o título durante a sua apresentação. É REDUNDANTE
  2. A sua biografia: Faça com que o apresentador o apresente e fale um pouco sobre si. Caso não tenha o mestre de cerimónias então apresente-se verbalmente; não há necessidade de slide.
  3. O tema de hoje: Não nos diga o que você vai falar; trata-se de uma forma antinquada de iniciar uma apresentação, típica de instrutores militares e marechais de campo. Mais uma vez, um breve esboço verbal é suficiente.
  4. Gráficos que ninguém consegue ler/graficos incompreensíveis: A menos que esta parte de apresentação trate sobre o quão contraproducentes gráficos excessivamente complicadas são, não inclua gráficos que façam as pessoas olhar de soslaio. As pessoas devem ver o que devem compreender. E deve ser de fácil compreensão.
  5. MUITO OBRIGADO: Um agradecimento é mais eficaz quando vem do coração e dos seus lábios e não do seu slide. Prepare o seu reconhecimento ao longo de toda a apresentação com bons argumentos e excelentes técnicas de apresentação em vez de este “obrigado” ser a única e última boa coisa que se possa ouvir em toda a sua apresentação.
  6. Mais Perguntas? Não, melhor e sem slide diria: Agora estou disponível para responder à qualquer dúvida que possa existir” Novamente, sem nenhum slide.
  7. O slide de parceiros: Expressar seus pontos em logotipos realmente não o torna mais claro e carregar todos os logos num único slide na verdade pouco comunica em relação a seus parceiros. Em vez disso, trabalhe-os em secções diferentes da sua apresentação.
  8. Slides que só existem porque você gosta de apresentar um slide por cada ideia pou ponto: Ponha um pouco de mistério e interesse na sua apresentação e prove que você não está usando os slides como placas de sinalização. Use-os apenas para os pontos mais relevantes. Se precisar parar de falar por muito tempo, insira um slide preto e fale.