Aqui vão alguns conselhos do ponto de vista de comunicação, sobre como tirar melhor proveito das suas interacções com os seus colaboradores. Parece fácil. Você acabou de passear pelo seu local de trabalho, faz perguntas e ouviu os funcionários da sua empresa e julga que fez tudo bem e espera disto melhores resultados. Não, não é bem assim. Precisa fazer mais, melhor e de forma diferente. Partilho de seguida algumas dicas do ponto de vista de comunicação para recursos humanos.

  • Faça do passeio pelo escritório sua rotina: Não espere até que tenha alguns minutos extras. Coloque isso na sua agenda. Não deve ser todos os dias às mesmas horas. Não. Assim os trabalhadores ficarão a sua espera todas terças e quintas-feiras às 2:30 da tarde.
  • Vá sozinho. Faça sozinho. Não se faça acompanhar de seus guarda-costas ou secretários ou secrtárias particulares. Muito menos do seu vice. Garanta uma interacção de um para um com os funcionários. Se se fizer acompanhar de um grupo os funcionários vão se sentir como se estivessem expostos e jamais serão abertos como pretendia.
  • Seja inclusivo. Todos devem se sentir ao seu alcance. Mas atenção. Não é que tenha que visitar todos os funcionários de uma vez, cada vez que se levanta da sua cadeira. Mantenha o controle de quem visitou para que não deixe ninguém de fora.
  • Peça idéias . Ao invés de perguntar: “Como vai? ” Solicite idéias de seus funcionários- Por exemplo, como podemos fazer isto ou aquilo de forma diferente? Ou “o que gostaria de fazer de forma diferente?” Se o seu objectivo é melhorar a eficiência e a produtividade então esforce-se para melhor conhecer seu grupo.
  • Responda a perguntas. Descubra o que está na mente dos funcionários e diz-lhes o que eles precisam (e querem) saber sobre o local de trabalho. Se não tem a resposta de imediato, não se esqueça de voltar com elas depois. Isso mostra a atenção ao detalhe, e isso ajuda a construir a confiança.

É o ponto de vista da comunicação interna.